Olá,
Esta é a edição 46 do Informe Semanal Trabalhista com o Professor Emerson Costa Lemes.
Nosso Informe conta com planos de assinaturas que estarão sendo disponibilizados em breve, para sua maior comodidade de escolha. Até lá, segue sendo oferecido gratuitamente.
Nosso portal ficou pronto! Entre lá, cadastre-se e tenha acesso a este informe completo!
Hoje vamos conversar sobre:

PAT – PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO DO TRABALHADOR

40 anos atrás nascia o PAT, através da Lei 6.321/76. Desde seu nascimento, o Programa tem alguns objetivos bem claros:

  • Proporcionar ao trabalhador a possibilidade de se alimentar – e, em alguns casos, alimentar sua família – sem precisar comprar os alimentos com o seu salário;
  • Permitir ao empregador fornecer alimentos ao trabalhador – ou à sua família – sem que isto seja considerado salário in natura;
  • Oferecer um incentivo tributário à empresa, ao permitir que tal despesa seja abatida no cálculo de seu Imposto de Renda.

A empresa não é obrigada a custear completamente a alimentação: O Decreto 5/1991, que regulamenta o PAT, em seu Art. 2º, § 1º, diz que a empresa pode descontar do trabalhador até 20% do custo direto da refeição oferecida.
O abatimento no IRPJ é de até 4% do imposto devido, conforme prevê a Lei 9.532/97.
O programa nasceu para atender trabalhadores de baixa renda – que recebam até cinco salários mínimos – mas pode ser estendido àqueles que recebam mais, desde que todos os trabalhadores de baixa renda da empresa também tenham direito.
O Art. 4º do Decreto 5/1991 explica que:
Art. 4º Para a execução dos programas de alimentação do trabalhador, a pessoa jurídica beneficiária pode manter serviço próprio de refeições, distribuir alimentos e firmar convênio com entidades fornecedoras de alimentação coletiva, sociedades civis, sociedades comerciais e sociedades cooperativas.
Ou seja, a empresa pode escolher a opção que quiser:

  1. Montar uma equipe especializada de empregados para preparar e oferecer refeições aos demais trabalhadores (refeitório na empresa, operado pela própria empresa);
  2. Comprar e entregar alimentos aos seus trabalhadores (cesta básica);
  3. Contratar um fornecedor de alimentação coletiva (contratar os serviços de um restaurante, ou “terceirizar” o refeitório).

Como inscrever a empresa no PAT
Exclusivo para assinantes. Entre em www.informesemanal.com.br e assine!
Como alterar o cadastro da empresa no PAT
Exclusivo para assinantes. Entre em www.informesemanal.com.br e assine!
Como excluir a empresa do PAT
Exclusivo para assinantes. Entre em www.informesemanal.com.br e assine!
Se você já é assinante, entre no site com teu login e senha, clique em “Assinantes” e, em seguida, “Arquivos” para ter acesso ao material completo, e também aos textos anteriores.

Categories:

Tags:

Comments are closed